terça-feira, 16 de agosto de 2011

LINFOMA


Devido a descoberta do linfoma em nosso querido Reynaldo Giannechini muitas pessoas passaram a conhecer a doença, pesquisar sobre ela e tentar reconhecer os sintomas em uma espécie de autodiagnóstico.

Como na maioria dos tipos de câncer, o nome acaba indicando sua origem ou localização, ou seja, linfoma significa tumor que se origina de um linfócito: O prefixo “linfo” indica sua origem a partir da transformação de um linfócito, e o sufixo “oma” é derivado da palavra grega que significa “tumor”.

O sistema linfático, que são conjuntos de gânglios, ligados por vasos, por onde circulam a linfa. Parece confuso? Vamos melhorar essa definição. Os gânglios são pequenas glândulas parecidas com feijões que filtram restos de células, bactérias e virus que invadem nosso corpo, eles são interligados por uma rede de vasos que são chamados de vasos linfáticos. A linfa é um líquido claro proveniente do líquido que circula entre as células e contém os linfócitos, que são células de defesa. Ou seja, o sistema linfático é um sistema de defesa e limpeza do nosso organismo.

O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático se transforma, cresce sem parar e se dissemina pelo organismo. Existem dois grandes grupos de linfoma: linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. Os primeiros ocorrem em um tipo de célula linfoide específica conhecida como célula de Reed-Sternberge; os segundos são mais comuns e podem surgir em outras células do sistema linfático.Mas a organização mundial de saúde classifica o linfoma de acordo com o tipo de célula, o que origina mais de 50 subtipos.

Alguns linfomas estão relacionados a infecções crônicas, que podem predispor à mutação das células linfáticas. Outros podem ocorrer devido a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos. Na maioria dos casos, no entanto, não há causa definida.

O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos (ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal dos linfonodos. Os gânglios aumentados pelo linfoma normalmente são indolores. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos, ao contrário daqueles presentes nos linfomas.


Outros sintomas incluem febre, suor noturno excessivo, de molhar a roupa, coceira intensa na pele, erupções cutâneas, perda de peso, fraqueza. O linfoma de Hodgkin é pouco comum antes dos 10 anos de idade, aumentando sua probabilidade de surgimento com o avançar da idade, principalmente acima de 55 anos e é mais comum em homens do que em mulheres. O não Hodgkin quando muito agressivo compromete outros órgãos como fígado, intestino, e pulmão, dificultando a respiração.

Para o dignóstico é feita uma biópsia do gânglio alterado e/ou exames de imagem


O tratamento mais usado é a quimioterapia, complementada, em alguns casos, com a radioterapia. A quimioterapia é mais eficaz no linfoma do que nos demais tumores sólidos, como câncer de pulmão e de intestino.

Os anticorpos monoclonais, proteínas presentes no sistema de defesa do organismo alteradas em laboratório, também podem ser utilizados no tratamento associados à quimioterapia.


 * Evite a exposição prolongada a produtos químicos, em especial aos produtos agrícolas;

* Pacientes infectados com o vírus HTLV e o vírus HIV correm risco maior de desenvolver linfoma, portanto devem estar mais atentos aos sintomas;

* Faça um autoexame frequentemente. Quanto mais você conhecer o próprio corpo, mais depressa identificará possíveis alterações físicas;

* A incidência de linfoma aumenta com a idade; por isso os idosos, principalmente os de ascendência europeia, devem redobrar a atenção;

* Procure um médico se notar a presença de uma íngua (gânglio) no pescoço, axila, virilha, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido, e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção.





A CURA NÃO SÓ É POSSÍVEL COMO É QUASE CERTA.

Assim como qualquer doença, desde o mais simples resfriado, o importante é identificá-la o mais cedo possível. Por isso o autoexame e exames periódicos de saúde são de extrema importância na manutenção da saúde.

O Câncer tem Cura !