sábado, 1 de agosto de 2009

Vida & Saúde - Alternativo x Convencional





Viver com saúde
não é tão somente um clichê, embora na maioria da vezes façamos disso uma simples frase de efeito.
Para muitas pessoas para se ter saúde basta fazer uma caminhada de meia hora por dia, para outros, malhação pesada, corrida e dieta, e outros ainda fazem Shiatsu, Reiki  e Acupuntura.
Neste blog, saúde será muito mais que
resultados de exames perfeitos,
mas sim um estado de espírito.

Convencional x Alternativo
Um tratamento é convencional quando, para uma doença classificada por um código internacional (CID), é baseado em  remédios ou cirurgias. Esse tratamento combate os sintomas utilizando antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antipiréticos, de acordo com a tipologia dos sintomas e não com a personalidade dos doentes.
Já o alternativo é todo aquele que difere disso, podendo incluir desde práticas energéticas de cura até espirituais, grande parte não sendo comprovada cientificamente, através de reações químicas, moléculas ou microscópios, mas relatadas como eficazes através de milhares de anos pelas pessoas que se utilizaram delas.
Com a globalização, a posição da medicina tradicional de único e exclusivo tratamento tem caído por terra. Dessa maneira novas formas de se ver uma doença tem sido utilizadas.
A visão holística enxerga a pessoa de forma completa, e não somente trata um órgão doente, pois para esta forma de visão se um órgão está doente todo resto do corpo também está. Muitos já ouviram falar de diversos tratamentos como acupuntura, florais, Reiki, reflexologia, homeopatia.
Existem opiniões controversas, principalmente entre os médicos, embora hoje em dia já existam muitos profissionais acreditando e aplicando essas terapias.
Na minha opinião é importante conhecer outros tipos de tratamentos além do convencional, mas nunca abandonar a medicina tradicional. As terapias alternativas podem ser e são grandes coadjuvantes no nosso tratamento e no restabelescimento da nossa saúde. Mas antes de tudo devem ser usadas de forma preventiva.
Mantendo a saúde em dia,
não vamos precisar correr atrás dela um dia.

Beijos a todos, sejam muito bem vindos e
espero que gostem do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário